Sapra Landauer, história que se confunde com a proteção radiológica no Brasil
A Sapra Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica foi criada em fevereiro 1979 a partir do acúmulo de conhecimento científico e tecnológico em proteção radiológica obtido com pesquisas sobre métodos de dosimetria realizadas no então Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, em colaboração com especialista da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
Desde 1979, empresa oferta o que há de mais avançado em dosimetria individual de radiações, em parceria com pesquisadores e líderes mundiais no setor
Essas pesquisas levaram o grupo fundador da Sapra a se aproximar de um dos pioneiros em dosimetria com uso de materiais termoluminescentes, o professor e pesquisador norte-americano John Robert Cameron, que apoiou diretamente a iniciativa da empresa no Brasil, participando de seu quadro de assessores internacionais e, assim, ajudando a fazer da Sapra uma das empresas pioneiras no país em dosimetria termoluminescente.
Com sede em São Carlos, a capital brasileira da tecnologia, a Sapra Landauer conta com doutores, físicos e engenheiros especialistas em qualidade e segurança
Com foco em serviços de assessoria em proteção radiológica, a empresa inicialmente centrou sua atuação na conscientização de médicos radiologistas sobre a importância da dosimetria individual externa em radiodiagnóstico médico, tendo como referência vários estudos internacionais que alertavam sobre os riscos a que estavam submetidos indivíduos expostos à radiação ionizante em doses baixas. Mais tarde, essa cultura de radioproteção se ampliaria, incluindo técnicos de raios-X e outros indivíduos ocupacionalmente expostos.
A partir de 1996, o estado brasileiro estabeleceu uma série de normas para regulamentar a obrigatoriedade de monitoração individual externa para todos os indivíduos ocupacionalmente expostos a doses de radiação. Diante da crescente importância conferida à proteção radiológica, a Sapra ampliou suas atividades, ofertando serviços em todo o país e no exterior. Seus diretores e funcionários têm alta qualificação, incluindo doutores e bacharéis em física e em engenharia de qualidade e de segurança do trabalho, além de vários técnicos especializados.
Em outubro de 1998, atenta a tendências da tecnologia e do mercado internacional, a Sapra Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica associou-se à maior empresa de dosimetria dos Estados Unidos, a Landauer Inc, passando a ter a razão social atual, Sapra Landauer Serviço de Assessoria e Proteção Radiológica, o que a coloca em contato com o que há de mais moderno no mundo em dosimetria pessoal. E a empresa nunca parou de inovar, sempre participando de projetos de pesquisa e frequentando eventos especializados.
A partir de 1996, setor passou a ser regulamentado no Brasil, com monitoração individual externa obrigatória para indivíduos ocupacionalmente expostos a radiação
Até que no início dos anos 2000, em parceria com seus associados norte-americanos, a Sapra Landauer foi mais uma vez pioneira ao lançar esforços para oferecer, pela primeira vez no Brasil, serviços de dosimetria individual baseados na tecnologia OSLD, e que hoje já são realidade, aprovados após um longo e rigoroso processo de certificação pela CNEN.