Entrevista: Físico alerta para efeitos biológicos da radiação e destaca a dosimetria em tempo real
Renato Dimenstein participou do encontro técnico sobre radiologia intervencionista realizado pela Sapra Landauer no dia 22 de agosto
O aumento do risco da incidência a catarata é uma das possíveis consequências da exposição continuada do médico intervencionista à radiação ionizante. A advertência foi feita o físico Renato Dimenstein, que participou do Encontro Técnico de Proteção Radiológica em Radiologia Intervencionista, dia 22 de agosto, no Hotel Estanplaza Paulista, em São Paulo. O físico sugere o uso da dosimetria em tempo real, principalmente no caso dos profissionais que atuam na hemodinâmica e vascular. “Alguns efeitos biológicos podem ser minimizados, tais como a incidência de catarata e de epilação. o monitoramento da dose de radiação em tempo real, possibilita uma mudança de atitude dos médicos usuários destas tecnologias e consequente diminuição dos efeitos deletérios” afirma Dimenstein.
A solução da dosimetria em tempo real, a que ele se refere, auxilia médicos e funcionários de instituições de saúde no controle da exposição a doses em tempo real em um monitor, com ajuda de gráficos de barras, de forma a ajustar o comportamento para minimizar a exposição desnecessária à radiação. Isso porque a natureza dinâmica do ambiente de trabalho pode levar a exposição à radiação maior do que o necessário.
Esse tipo de dispositivo pode ser utilizado em procedimentos com equipamentos de diagnóstico e/ou de intervenção, bem como em salas cirurgias híbridas. “É preciso usar a tecnologia de imagem forma correta e os profissionais têm consciência disso. Mas eles não têm a ferramenta, que é a dosimetria em tempo real”, avalia Dimenstein.
O físico também elogiou a iniciativa da Sapra de promover o debate sobre o assunto, através da realização de encontros técnicos. “Eventos como este são capazes de transformar a linguagem de física em linguagem palatável aos médicos e representantes de empresas presentes e talvez possam ajudá-los a atender a importância da proteção radiológica dos profissionais e dos pacientes”, destacou.
No primeiro encontro técnico realizado neste ano pela Sapra Landauer, em março, também em São Paulo, Renato Dimenstein foi um dos palestrantes e abordou “Os aspectos físicos da redução de doses de radiação em exames de Raios X, tomografia, medicina nuclear e mamografia, sem interferência na qualidade de imagens diagnósticas”.
Renato Dimenstein é autor de várias publicações na área de física médica e proteção radiológica.