Sapra Landauer realiza webinar “Desafios sanitários da RDC 611 em radiodiagnóstico”

A Sapra Landauer realiza o Webinar “Desafios sanitários da RDC 611 em radiodiagnóstico”, no dia 5 de setembro, às 15h, de forma online, com participação gratuita e emissão de certificado.

O webinar “Desafios Sanitários da RDC 611 em Radiodiagnóstico” será ministrado pelo físico Renato Dimenstein, acompanhado da física e diretora-presidente da Sapra Landauer, Dra. Yvone Maria Mascarenhas.

O tema destaca os desafios e as exigências impostas para a área de radiodiagnósticos pela RDC 611 (Resolução da Diretoria Colegiada) da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicada em 2022.

A norma atualizou e substituiu a RDC 330, que visa garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, mas também traz desafios significativos para profissionais e instituições de saúde. Entre elas, está a adequação das instituições às normas de proteção radiológica, a necessidade de investimentos em equipamentos e treinamentos contínuos, além da gestão de riscos associados à exposição radiológica.

Sobre os palestrantes

Renato Dimenstein é físico especialista em Radiodiagnóstico (ABFM) e Supervisor Proteção Radiológica (CNEN). Ocupou a presidência da Associação Brasileira de Física Médica (2020/21) e é o representante brasileiro junto à ALFIM (Associação Latino-Americana de Física Médica) e IOMP (sigla em inglês da International Organization for Medical Physics). Atualmente participa como revisor científico dos congressos do RSNA (Radiological Society of North America) e ICMP (International Conference on Medical Physics). Participou do curso promovido pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) que ocorreu na Costa Rica.

Yvone Maria Mascarenhas é graduada em Física pela Univesidade de São Paulo (USP), tem mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC) da USP, com pesquisas sobre radiologia e dosimetria. Atuou como coordenadora de projetos de pesquisa financiados por agências como CNPq e FAPESP e tem ampla experiência na área de Física, atuando principalmente em proteção radiológica, produção de raios-x, radiodiagnóstico, algebraic model e dosimetria.